Adquirir

Restrições na exploração de serviços lotéricos dos Estados são inconstitucionais, decide STF

Restrições na exploração de serviços lotéricos dos Estados são inconstitucionais, decide STF

Em 12 de setembro de 2025, o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional o §2º do artigo 35-A da Lei Federal nº 13.756/2018, que impunha restrições à exploração de serviços lotéricos nas Unidades Federativas. Foi o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 7.640.

A controvérsia foi instaurada por Governadores de sete unidades federativas, contra normativa que, de um lado, restringia a celebração de contratos de concessão de serviços lotéricos por empresas de mesmo grupo econômico e pessoas jurídicas em mais de um Estado-membro e, de outro, impedia a publicidade dos serviços fora do território do estado concedente.

O relator, ministro Luiz Fux, votou pela procedência da ação, em face à ausência de amparo constitucional em ambas as regras. Segundo o magistrado, referida lei objetiva o enfraquecimento do potencial de exploração de loterias pelos Estados em benefício da União e, além disso, impõe limitações indevidas ao pleno exercício da exploração de serviços lotéricos pelo Estado.

A decisão da Corte foi unânime e consolidou o entendimento de que as possibilidades de intervenção da União na ordem econômica não justificam a instituição de tratamento privilegiado para si, em detrimento dos Estados e devem preservar a livre iniciativa, sobretudo no que se refere à exploração de loterias.

Link: ADIn nº 7.640